Como configurar SMS no Zabbix, de forma simples

Publicado em 28/01/2019

Olá,

Hoje vamos ver como o SMS pode ajudar um administrador de redes a ficar sempre atento aos alertas do Zabbix.

Até recentemente, o Zabbix suportava apenas o envio de SMS a partir de um celular ligado ao seu servidor. Felizmente, a partir da versão 1.8.4, foi habilitada uma nova feature que facilita o envio de SMS através das APIs de telefonia da DirectCall.

Diferencial da API de SMS da Directcall – Entrega automaticamente o SMS como VOZ quando o destino indicado é um telefone FIXO; permite multiendereçar SMS, agendar, receber e entregar SMS com Short Number (mais garantido)

Tempo estimado para implantar e testar: 10 minutos

Vamos configurar nosso script de envio, mas primeiro:

Obtenha um acesso grátis para testar esta API (pegue neste link o seu usuário e senha de teste)

A partir daí, já podemos configurar no Zabbix Server o diretório de “ga” externos. Basta editar um parâmetro do arquivo de configuração:

– – – –
AlertScriptPath=/usr/local/bin
– – – –

O caminho pode ser outro, mas lembre que é neste diretório que vamos colocar nosso script que irá realizar o envio.

Segue um modelo de script que pode ser utilizado:

#!/bin/bash
# Seu usuario
client_id="meunome@minhaempresa.com.br"

# Sua senha
client_secret="senhaQueRecebiDaDirectCall"

access_token=$(curl -s -X POST "https://api.directcallsoft.com/request_token" --data "client_id="$client_id"&client_secret="$client_secret | sed -n -e '/"access_token":/ s/^.*"\(.*\)".*/\1/p')
echo -e "\nAPI DirectCall . Requisitando ACCESS_TOKEN: " ${access_token}
echo -e "\nEnviando SMS."

retorno=$(curl -s -X POST "https://api.directcallsoft.com/sms/send" --data "access_token=${access_token}&origem=$1&destino=$1&texto=$2:$3&tipo=texto" | sed -n -e '/"msg":/ s/^.*"\(.*\)".*/\1/p')
echo -e "\nRetorno:"${retorno}
echo -e "\n"

NOTA: Foi utilizado para esse arquivo o nome send_sms_to_directcall.

Vamos entender um pouco do funcionamento do script:

Na linha do “access_token”, fazemos uma requisição pelo CURL para acessar a API DirectCall utilizando protocolo HTTP, que vai nos retornar o access_token que é a chave de acesso a API. O retorno vai ser em JSON, com o SED e uma simples expressão regular, garantimos acesso ao nosso access_token.

Na variável Retorno, realizamos o envio propriamente dito. Lá temos a seguinte linha “strong>origem=$1&destino=$1&texto=$2:$3” onde:

$1 = Número do celular do usuário
$2 = Conteúdo do assunto padrão da Ação – Zabbix
$3 = Conteúdo da mensagem a ser enviada

Agora que já sabemos exatamente como opera nosso script vamos acessar o Zabbix Web e criar uma nova mídia. No menu, acesse o seguinte:

– – – –
Administração > Tipos de Mídias > “Botão” Criar mídia
– – – –

Na janela que se abriu, configure o nome, tipo de mídia como Script e o nome do script que no caso é send_sms_to_directcall.

Screenshot1


 

OBS.: Para a versão Zabbix 3.0, utilize esse modelo de criação de Tipos de Mídias, indicando os parâmetros do Script.

Agora siga até:

Administração > Usuários > “Click no usuário que vai receber o SMS”
“Agora em Mídia, botão” Adicionar

Configure Tipo com SMS Script, em “enviar para” preencha com o DDI + DDD + Número do celular que vai receber o alerta, em “Usar se risco” os níveis de criticidade que será enviado o SMS e status como Ativo.

NOTA: Caso seja indicado um número de telefone “fixo”, a API DirectCall vai enviar o alerta como Torpedo de VOZ.

Screenshot-2

Depois de salvo, em Mídia aparecerá a mídia configurada conforme a figura abaixo:

Screenshot-1

Pronto! Se tudo foi feito corretamente, já temos o servidor Zabbix, script mídia e usuário configurado para receber o SMS. O próximo passo é criar uma ação que, de acordo com as condições estabelecidas no Zabbix, vai enviar de fato o SMS.

(Se você precisa de ajuda para criar uma ação siga, continue na próxima linha. Se não, leia a partir do próximo título em negrito).

Para criar uma ação siga no menu: Configuração > Ações > “Botão” Criar ação

Você terá acesso a uma tela para configurar os parâmetros da ação. Segue abaixo um modelo de configuração:

Screenshot-4

Explicando a figura acima: foram configurados Assunto e Mensagem padrões com as informações que serão enviadas no SMS, as Condições da ação contendo os requisitos que devem ser cumpridos para enviar a notificação de um evento, e as Operações da Ação que designam para quem será enviado o SMS.

OBS.: Atenção à quantidade de caracteres para não gerar múltiplos SMS.

Pronto, quando surgir um novo alarme que seja contemplado dentro das condições da ação, será executado o script e enviado um SMS via API Directcall ao usuário selecionado.

Lembrando que podem ser adaptados os procedimentos para enviar SMS para um grupo de pessoas, o que deixa os alertas mais interessantes, seja para informar e/ou para pedir suporte imediato para um grupo de técnicos.

Quer realizar o envio para múltiplos números?

 

Para realizar o envio para vários números de uma única vez vá no send_sms_to_directcall e altere esta linha:

“origem=$1&destino=$1&texto=$2”

para:

“origem=SEUNUMERO&destino=$1&texto=$2”

Agora siga até a mídia que você criou e, onde está configurado o número de destino, adicione todos os números que irão receber o SMS, separados por ponto e virgula (;).

Pronto!

Por hoje é isso. Qualquer dúvida ou sugestão, envie uma mensagem para o nosso setor de suporte, vamos ter prazer em ajudar!

 

Links que complementam este post:

Onde obter um acesso grátis para testar esta API (pegue aqui o seu usuário e senha de teste).
Onde você pode contratar esta API (aqui você pode escolher um plano e contratar a solução via web).
Documentação completa sobre esta API (todos os parâmetros, códigos e endpoints da API, em ambiente Wiki).
 

Veja também as APPs da Directcall

Elas podem reduzir o tempo da implantação de recursos de telefonia, para o DESENVOLVEDOR.

As APPs são aplicações construídas a partir das APIs com recursos que visam facilitar a experiência do usuário, o teste grátis online para o usuário e a compra online das APIs disponibilizadas no seu software, para o usuário do seu software
– Estas APPs prometem livrar o desenvolvedor do suporte para o usuário testar e comprar online as APIs da Directcall.

Por exemplo: APP MENU
Facilita Ligação, SMS, etc., a partir dos números de telefone que constam nos relatórios e formulários de softwares em geral:

Outros links relacionados a este post que valem a pena ler:

Home – APIs da Directcall (APIs de telefonia que podem automatizar ligações, mensagens e histórico na camada back-end do seu software de vendas, suporte, gestão, calltracking, etc. Soluções personalizáveis para você customizar o seu software e otimizar seu rendimento).

Conheça as demais funcionalidades das APIs da Directcall (Permitem: Enviar SMS ou TORPEDO DE VOZ; Ligar a partir de um clique; Ligar e gravar; Gerenciar Linhas de telefone (DID); Consultar a bases de dados de portabilidade da telefonia Móvel e Fixa e etc.).

Playground Directcall (Facilita o teste das APIs da Directcall e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferência).

APPs Directcall (Reduzem o tempo de implantação destas APIs para DESENVOLVEDORES. Facilitam a experiência do usuário final, o teste grátis e compra online das APIs disponibilizadas no seu software – No interesse de livrar o desenvolvedor de ter que prestar suporte para o entendimento e para a compra desta solução).

Outras notícias

Bin der meinung bei Keramiken aktuelle Events pro christliche Singles.

Posts

п»їBin der meinung bei Keramiken aktuelle Events pro christliche Singles. nun mal noch dies fertig beziehen, direkt zudem dorthin [...]

Leia mais

9. Don’t List Those Things You Dislike

Posts

9. Don’t List Those Things You Dislike I’ve seen profiles similar to this before: “Not in search of ___ [...]

Leia mais

Mortgage scheme: that is qualified and just how can it work?

Posts

Mortgage scheme: that is qualified and just how can it work? Teachers, nurses as well as other low to [...]

Leia mais
X